Realizada em Cajazeiras do Piauí a X Conferência Municipal da Assistência Social

A  X Conferência da Assistência Social de Cajazeiras, realizada no último dia 18, teve como objetivo principal interagir com a população sobre as políticas públicas no município. Os eixos foram discutidos em plenárias e palestras, na ocasião aconteceu também a eleição de seis delegados, para levar para conferência estadual.

Entrevista ao vivo Fm Cristo Rei

O tema da conferência é “Garantia do direito no fortalecimento do Suas”, está é uma discussão  nacional, onde são elaboradas metas com a presença da sociedade, como explica a secretária de Assistente social Ana Luiza, conquistamos alguns direitos, mas temos há algum tempo  sofremos percas. Então com a participação de todos os secretários, educadores, técnicos do CRAS e líderes religiosos, podemos definir junto com a população as nossas prioridades”.

O evento iniciou as 07h com o credenciamento. As 11h as palestras das Assistente social Leda Alves e Aparecida Cavalcante.

Leda Alves é especialista em gestão pública e abordou” o direito sócio assistenciais” e a “garantia por parte da sociedade civil e do poder governamental”. Assim relata a Assistente,”discutimos um planos pré definidos […] priorizando as metas e estratégicas para garantir os direitos. Sabemos que a legislação existe, só que na prática muitas vezes ela não é eficaz. Então precisamos discutir com a população como eles podem estar garantindo esses direitos”.

Já a Aparecida Cavalcante, especialista em práticas educacionais inclusiva e elaboração e gestão de projetos sociais, descreve que para minimizar o momento de vulnerabilidade social, esses encontros são necessários,” precisamos mostrar para a população o que é a conferência, apresentar as ações que devem ser executada na gestão participativa, com transparência e garantindo os direitos”.

Para o Prefeito Aldemar Carmo, a interação dos moradores é importante no momento em que vivemos “sabemos da relevância das políticas públicas implantadas no município e a gente está dando cumprimento com a X Conferência. Temos o grupo de trabalho nisso e vivemos em uma sociedade de inclusão. Então nos representamos o poder público para fazer com que essas políticas chegue a cada cidadão”.

Fonte: Portal Integração

Você pode gostar...