A secretaria de Assistência Social juntamente com a secretaria da Juventude e o CMDA em parceria com a prefeitura de Cajazeiras do Piauí realizaram nestes dois dias quarta e quinta na sede do município e na zona rural ( Assentamento Oziel Pereira ) palestras enfatizando a semana nacional do bebê falando e orientando sobre os cuidados com a saúde do bebê durante os primeiros anos de vida são essenciais para garantir seu desenvolvimento integral.

ORGANIZADORES:

maria do Espirito santo( Santinha ) ( Articuladora do selo Unicef )

Maria do Espirito Santos ( Psicologia )

Francisco Franco ( Presidente do CMDCA)

Maria Simeão ( Coordenadora do PETI e Assistente Social ) – ( Representando também a 1ª Dama Ana Luiza )

Mazé Costa e Neyrismar Bispo ( Conselheiras de Direito )

Por que realizar uma Semana do Bebê?

A primeira infância é caracterizada como o período que vai desde o nascimento até os 6 anos de vida. Porém, o Comitê dos Direitos da Criança recomenda que a idade relativa a essa fase da vida seja estendida até os 8 anos, como forma de incluir todas as crianças em transição para a escola.

É na primeira infância que o ser humano desenvolve suas capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem. Ao investirem em políticas públicas para essa faixa etária, os municípios contribuem para que meninos e meninas tenham garantido o direito à saúde, à segurança e ao aconchego familiar.

Portanto, a Semana do Bebê representa um momento importante para que os municípios possam discutir temas relacionados à primeira infância e, desse modo, fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos, além de assegurar às crianças e aos adolescentes o direito a uma vida saudável.

Com o evento, municípios têm a oportunidade de trabalhar em rede e criar um novo olhar em relação ao recém-nascido. A principal mensagem da Semana é destacar a importância dos cuidados com bebê desde a gestação, favorecendo uma ligação segura entre mãe e filho.

Dentro de tudo isso também está focado o Selo Unicef, Pois nossa  cidade é uma das que está concorrendo. Saiba abaixo que é o selo unicef.

O Selo Unicef é um reconhecimento internacional, concedido aos municípios do semi-árido brasileiro, que alcançarem melhorias importantes  na qualidade de vida de crianças e adolescentes. Todos os municípios brasileiros, localizados nessa área geográfica, podem se inscrever e mostrar como estão trabalhando em favor da cidadania e melhoria da qualidade de vida. Será avaliado o desempenho do município na garantia dos direitos da infância e da adolescência , levando-se em conta três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social.