Nesta quarta-feira, 26, a Equipe I da Estratégia de Saúde da Família da zona urbana de Cajazeiras do Piauí, realizou uma Ação do “HIPERDIA” na comunidade Flores.
As atividades de saúde desenvolvidas com os hipertensos e diabéticos, elencou o autocuidado, hábitos alimentares saudáveis, adesão ao tratamento farmacológico e, prática de atividade física.
A médica, Dra. Alcione, novamente ressaltou a importância da realização de exames de rotina de 06 meses, mais eletrocardiograma.
O enfermeiro, Jonas abordou a importância de manter o controle das comorbidades crônicas e algumas complicações decorrentes do estado descompensado dessas patologias. Um exemplo citado foi o pé diabético, as amputações de membros inferiores e demais complicações cardiovasculares como AVCh e AVCi. Já a nutricionista, Ivani explicou os tipos de alimentos que pacientes hipertensos e diabéticos podem consumir e, controle das medidas dietéticas.
A ação contou com a presença do diretor da Escola Família Agrícola-EFADE III, Marcos de Nilo e o diretor da Unidade Dr. Benedito de Carvalho Nunes, Carlos Augusto Ferreira Porto.